Ontem entrei na sala e tudo, mas mesmo TUDO, estava arrumado!
Os peluches no cesto, os legos na caixa, os puzzles na prateleira, até a cozinha de brincar estava arrumada!
Fiquei tão surpreendida que só me apetecia chorar… depois o meu marido roncou e ainda me apeteceu chorar mais!
Mas porque ė que não pode ser realidade??
Actually, it can! (SURPRISE!)
As crianças pequenas adoram colocar coisas em caixas, sacos, cestos ou naquele cantinho bem apertadinho que nós nunca conseguimos chegar. Uma das melhores formas de conseguir que as crianças pequenas ajudem a arrumar é torná-lo num jogo. Mas é preciso que demos o exemplo. De certeza que já apanharam o vosso bebé a fazer exactamente as mesmas coisas que vocês, por isso, quando o assunto é a arrumação, se eles vos virem a fazê-lo, (não vale fazer batota e arrumar depois de eles irem para a cama!), a probabilidade é que o façam com vocês.
Inventar, ou usar uma canção de arrumação conhecida das crianças e dar-lhes um pré-aviso de que o tempo de brincar vai terminar é também uma ótima estratégia e funciona muito bem quer em casa, quer na escola. Por vezes, as crianças estão tão envolvidas na sua atividade que podem ficar um pouco confusas com a interrupção repentina. Outra estratégica super útil é por a tocar uma música que as crianças relacionem com a hora de arrumar (combinado anteriormente) 5 minutos antes de ser necessário arrumar. Isso dá-lhes tempo para acabarem a sua brincadeira e entrarem no espírito da arrumação.
Outra boa estratégia é etiquetar o lugar de cada coisa. Podemos tirar uma foto a cada brinquedo ou material e colá-lo no seu sitio. Uma alternativa mais económica é pedir aos irmãos mais velhos, ou um adulto, para fazer um desenho de cada item. Isto ajuda-os a lembrarem-se do sitio de cada coisa e promove competências cognitivas pois têm de fazer corresponder o objeto à imagem/sitio certo (adeus a gastar dinheiro em jogos de correspondência!).
Criem uma rotina e comecem devagar. Decidam juntos quando é hora de arrumar, façam-no pelo menos 2xs por dia para incutir o hábito e evitar ter demasiadas coisas para arrumar no fim do dia. Mantenham a atividade simples, comecem por colocar os brinquedos num cesto e mais tarde, podem acrescentar colocar os puzzles na prateleira e os livros na estante.
Be patient, kids are still learning how things work and they really don't care if it looks like a hurricane has passed through the place. How many of you remember if your childhood home was tidy? This is a process and will take time. Encourage them and give them positive, heartfelt feedback for a job well done!