Como é que consegues tomar um banho quando o teu bebé está colado a ti?
Descobri que não é grande ideia deixar as minhas filhas juntas, sozinhas, nem que seja 5 minutos. É certinho que alguma coisa inesperada (e para eu limpar) vai acontecer. A minha casa é bastante segura e tranco as portas das zonas que considero mais perigosas.
Desenvolvi algumas estratégias ao longo dos anos para conseguir, muito rapidamente, tomar banho:
0-3 meses – Quem é que consegue tomar banho? Estou a brincar, ou não, todas sabemos o que é só tomar banho quando dá!
3-6 meses – Costumava por um tapete no chão com alguns brinquedos e música.
6-9 meses – Quando já se sentavam sozinhas, punha o cesto dos tesouros no chão e isso dava-me um pouco mais de tempo porque é uma experiência absolutamente espectacular.
9-12 – Um cesto cheio de livros.
A partir de 1 ano – Apercebi-me de quanto a vida era boa antes de ela conseguir chegar à borda da banheira e deitar brinquedos lá para dentro (não tinhamos uma banheira quando a Clara nasceu por isso não estava preparada para esta realidade!!).
Eu uso materiais diferentes de cada vez.1 A Lily brinca alguns minutos com eles, antes de passar a outra coisa qualquer que lhe chame a atenção. Também converso com ela, mas prefiro evita-lo porque faz com que ela volte a sua atenção para mim e inevitavelmente os brinquedos acabam na banheira comigo! Aconselho-vos a por à disposição materiais que vocês não se importem que fiquem molhados.
Sabemos que nem sempre é fácil conseguir um banho tranquilo! Qual é o teu truque infalível? Partilha nos comentários!
- Repito os materiais ao longo da semana, mas alterno entre 2 ou 3.